Dinâmica do Reino / Fé viva

Louvor:o poder do louvor.
E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.
Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.
E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se. 2 Cronicas 20:13-24



O louvor não somente conduz a presença de Deus, mas também vence o inimigo.Em uma das mais marcantes batalhas da hist´ria de Josafá, rei de Juda, designou cantores e os enviou a frente do exercito. Observe que quando eles começaram a cantar (v.22)o Senhor Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas. Satanas e seus demonios odeiam o louvor. Talves o louvor tenha sido a principal coisa que satanas quiz ao se rebelar e quando ele ouve isso vindo da boca daqueles que amam a Deus, isso sem duvida o aborrece terrivelmente. Os demonios fogem quando louvamos ao Senhor.
.................................................................................................


Isaias 29:13-14
13 O Senhor diz: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor.
 14Por isso, mais uma vez vou deixar esse povo espantado com as coisas estranhas e terríveis que farei no meio dele. Com toda a sua sabedoria, os seus sábios não poderão explicá-las, e o conhecimento dos que são instruídos não adiantará nada. ”

Deus quer o seu povo totalmente dedicado a Ele. Não podemos fingir dedicação: Deus conhece nosso coração e sabe se o que dizemos é verdadeiro. Essa é a melhor razão para adorá-lo de todo o coração, um coração puro, apaixonado por Ele. Devemos buscar a face de Deus continuamente, expressando a nossa total dedicação a Ele.
E alcançamos esse tipo de adoração e dedicação compreendendo que Deus honra apenas a adoração que é acompanhada de obediência e adoração sincera. Uma adoração falsa pode resultar em diminuição da sabedoria e do conhecimento (v 13-14)
Paulo em Filipenses 3:10 (10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,..)
 expressou o seu desejo de “conhecer a cristo e sentir...o poder da sua ressureição”. Se estivermos adorando a Deus sinceramente, esse será o nosso desejo também. Teremos fome e sede do conhecimento do Senhor e não das coisas perecíveis que o mundo oferece
Isaias 55:1-5( 1 O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça.
    2 Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas.
    3 Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi.
    4 Eu fiz Davi chefe e líder dos povos, e por meio dele viram o meu poder.
    5 E agora vocês darão ordens a povos estrangeiros, povos que vocês não conheciam, e eles virão correndo para obedecer-lhes. Isso acontecerá porque eu, o SENHOR, seu Deus, o Santo Deus de Israel, tenho dado poder e honra a vocês.)”
............................................................................................................................


Aprendendo a amar: o mandamento do amor
12 O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.
 13 Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.
João 15.12-13

Jesus disse que os dois maiores mandamentos são:  que o amemos uns aos outros. Isso parece simples até Cristo nos contar a distância que precisamos trilhar para demonstrar nosso amor: “dá a...vida”. Ninguém tem mais amor, Ele diz, do que “aquele que dá a sua vida” (v.13) . Quem consegue ter a medida  deste amor? Somente em Cristo nós vemos sua completude. Jesus deixou os confortos, as alegrias e a adoração no céu para viver no nosso mundo manchado pelo pecado e carregar o pecado dos pecadores. Ele suportou insultos, surras, e por fim, a crucificação para demonstrar o seu amor. A partir desse jeito de amar, ele pede que nós façamos o mesmo.
Nós também devemos estar dispostos a suportar dores no processo de amar as pessoas. E, como pedras vivas que formam o templo do Espírito Santo, com o amor de Deus derramado em nossos corações, nós podemos pedir e receber a graça e a direção para amar como Cristo amou.

............................................................................



Reavivamento, reforma e revolução espiritual
  9 Vocês expulsaram os sacerdotes de Deus, os descendentes de Arão, e os levitas e escolheram os seus próprios sacerdotes, como os povos pagãos fazem. Qualquer um que aparece com um touro ou sete carneiros pode se tornar sacerdote de deuses falsos.
 10 —Quanto a nós, o SENHOR é o nosso Deus, e nunca o rejeitamos. Os nossos sacerdotes são descendentes de Arão; eles servem a Deus e são ajudados pelos levitas.
 11 Todos os dias, de manhã e à tarde, eles apresentam a Deus sacrifícios que são completamente queimados, oferecem incenso cheiroso, colocam os pães sagrados na mesa pura e à tardinha acendem as lamparinas do candelabro de ouro. Pois nós obedecemos às leis d
 12 Deus está conosco e vai à nossa frente, e os seus sacerdotes estão prontos para tocar as cornetas a fim de começar a batalha. Povo de Israel, não lutem contra o SENHOR, o Deus dos seus antepassados! Vocês não podem vencer!
                                                                                     2 Cronicas 13:9-12

Israel tinha um grande problema: os verdadeiros sacerdotes do Senhor tinham sido forçados a se afastar, sendo substituídos por sacerdotes que adoravam ídolos. Essa corrupção espiritual estava sendo combatida pelos verdadeiros sacerdotes  de Deus, que oravam dia e noite por reavivamento. Eles eram puros, santos e serviam a Deus.
Muitos crentes oram a Deus dia e noite e sua oração é representada pelo incenso cheiroso do versículo 11. Entretanto, existem alguns cristãos que necessitam do reavivamento por que estão servindo a ídolos. Reavivamento e reforma vem dos cristãos que oram.
A oração libera o Espírito de Deus em novas dimensões e leva ao arrependimento, a salvação e ao reavivamento do fogo do Espírito Santo dentro dos corações.
........................................................................................................................
A causa da depressão
14 O Espírito do SENHOR saiu de Saul, e um espírito mau, mandado por Deus, começou a atormentá-lo.
15 Então os empregados de Saul lhe disseram: —Sabemos que um espírito mau mandado por Deus está atormentando o senhor.
 16 Mande, e nós iremos procurar um homem que saiba tocar lira. Assim, quando o espírito mau vier sobre o senhor, o homem tocará a lira, e o senhor ficará bom de novo.
                                                                                                1 Samuel 16:14-16

Hoje, a depressão é muito comum. Ela varia de intensidade, que vai da ‘depressão das manhãs de segunda-feira’ até aquela do desespero suicida. As pessoas se tornam depressivas por várias razões. A vida de Saul revela a causa de um tipo de depressão em particular: o Espírito do Senhor saiu de Saul quando Davi foi ungido por Samuel(v13). Além disso’ um espírito mau, mandado por Deus começou a atormentá-lo (v.14)
Existe um princípio espiritual e psicológico em ação aqui. O espírito mau, mandado pelo Senhor, mostra que, na ausência do Espírito de Deus, o ser humano fica vulnerável a espíritos malignos. Somente Deus governa o reino físico e espiritual. Assim, a menos que sejamos submissos a ele e ao seu governo, não estaremos protegidos do mal e dos seus efeitos destrutivos.
É nesse sentido que se diz que Deus enviou um espírito mau.
................................................................................................